Relíquias Tecnológicas: 5 mega bytes

maxisite_12032019

Você reclama constantemente da memória do seu celular de 16,32 e 64 gigabytes ou que o seu pen drive não cabe muita coisa, incluindo arquivos de música e documentos?

Estamos tão acostumados a ter tudo ao nosso alcance, que nem paramos para pensar no tamanho físico dos aparelhos. Como o ditado diz “uma imagem vale mais do que mil palavras”, então dá só uma olhada nessa enorme caixa de metal que em 1956 carregava a incrível quantidade de 5mb de informações! A foto registra o momento de uma transferência de dados para o um avião da PanAm.

5-mega-b

1956, A 5MB IBM hard drive being loaded onto a PanAm plane.The HDD weighed over a ton. Reprodução: Multitech History

Falando no assunto, muitas pessoas não têm ideia do que significa a expressão “você tem direito a X mega”, quando recebem ofertas de operadores de internet (fixa ou móvel). Existe uma diferença entre megabyte e megabit, por exemplo. O bit é a unidade mais simples de armazenamento, enquanto o byte é o equivalente a 8 bits. Isso quer dizer que um megabit é 8 vezes menor do que um megabyte!

É bem comum pensar quando alguém fala “10 mega por segundo” de velocidade, que um arquivo de 10 megabytes será baixado em 1 segundo, mas isso não é verdade.  Aquele arquivo de 10 megabytes que você resolveu fazer download, em uma conexão de 10 “mega por segundo”, não vai ser baixado em 1 segundo, e sim em 8 (supondo que ele seja baixado na velocidade máxima do pacote).

Curtiu o nosso Relíquias Tecnológicas de hoje?

Conheça os nossos serviços: www.maxisite.net

Assine nossa newsletter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>