Gatilhos mentais: descubra quais são e como usá-los para vender mais

maxisite_blog_11062019

Existem inúmeras preocupações quando se é dono de um negócio, mas as principais recaem em questões como, por exemplo, “como faço pra ter mais clientes?” e “o que fazer para fidelizar os que já são?” A verdade é que não existe receita de bolo, mas é possível recorrer a estratégias que não desperdiçam os esforços com o marketing digital.

Você concorda que atrair a atenção do seu consumidor e engajar o seu público são formas de facilitar a conversão e a venda? Pois é, os gatilhos mentais são usados constantemente para instigar a tomada de decisão, ou seja, aquele momento em que o consumidor decide pela compra do seu produto e/ou serviço. Porém, antes disso, eles são capazes de driblar possíveis questionamentos e objeções. Isso é fundamental para que o seu cliente passe pela jornada de compra, resumidamente; pela descoberta, consideração e decisão de compra.

Antes mesmo que as pessoas definam uma ação, elas já fizeram suas escolhas inconscientemente. Por outro lado, para que elas cheguem a um nível de consciência que as motive a comprar algo, é necessário apelar para o âmbito emocional. Isso quer dizer…para os gatilhos mentais! Selecionamos os principais gatilhos mentais pra você colocar em prática e vender mais na sua loja física e virtual:

Escassez: você já ouviu o ditado “é preciso perder para dar valor”? Pois é, mas todo mundo prefere não perder. O segredo do gatilho mental de escassez está em despertar nas pessoas uma sensação de que a compra precisa ser feita o mais rápido possível, antes que a oportunidade tenha fim. Por isso, para usá-lo, é importante instigar uma decisão rápida. É mais ou menos o que acontece quando você anuncia “ÚLTIMA OPORTUNIDADE” ou “SÓ ATÉ DURAR O ESTOQUE”, no caso de lojas, “BÔNUS PARA OS X PRIMEIROS QUE ENTRAREM EM CONTATO”, no caso de cursos, entre outros exemplos.

Uma dica valiosa: nunca ofereça uma oportunidade que custe a credibilidade do seu negócio. Usar o gatilho mental de escassez para chamar a atenção do seu público é mais do que indicado, mas a oportunidade deve ser real!

Urgência: esse gatilho mental é usado para ativar um comportamento por impulso e, por isso, usa palavras como agora, imediatamente, só hoje, entre outras, como aliadas. Aliás, muito se assemelha ao gatilho mental de escassez – já que ambos estão relacionados ao tempo.

Antecipação: todas as pessoas carregam expectativas, certo? O melhor exemplo disso, comercialmente falando, é a Black Friday. No período que antecede a data é muito comum que haja economia com gastos supérfluos ou excessivos, com a finalidade de comprar um produto muito desejado por um valor menor. O segredo do gatilho mental de antecipação está em fazer com que o consumidor se sinta atraído por determinada oferta, mesmo que ele não precise do produto naquele momento.

A dica de ouro aqui é abusar do seeding, ou seja, preparar o terreno para a compra e ir semeando a curiosidade do consumidor. Para clarear as ideias em relação a esse gatilho basta pensar no trailer de um filme. Antes do lançamento do filme é muito comum que o trailer gere expectativas e deixe as pessoas curiosas. Já no marketing digital, exemplo disso é a criação de um vídeo falando sobre o lançamento de determinado produto! O mistério tem poder!

Reciprocidade: quando você oferece ao potencial cliente a oportunidade de ter uma experiência especial, ele se sente importante e a probabilidade de que ele adquira seu produto ou serviço é enorme. É o caso de empresas que oferecem brindes, amostras grátis, e-books, entre outras opções.

 Aí vai uma dica: cuidado para não dar a impressão de que deseja somente lucrar.

Prova social: o gatilho mental da prova social é usado para mostrar ao seu futuro cliente experiências positivas com a sua marca. Como todas as pessoas gostam da sensação de pertencimento, ele acaba sendo um gatilho mental muito poderoso. Logo, se você lança uma campanha e ela ganha muita visibilidade nas redes sociais, por exemplo, outros usuários vão acabar se perguntando “por que todos estão falando nisso?”, o que os leva até a sua marca e possivelmente até um produto ou serviço específico.

Os gatilhos mentais, como você viu, são ótimos aliados na hora de vender mais! E nós somos especialistas em oferecer soluções para o seu negócio, conheça os nossos serviços: https://www.maxisite.net/

Assine nossa newsletter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>