Datas comemorativas: como alavancar as vendas

maxisite_20032018_blog

Quem é empreendedor sabe que planejamento é a principal característica para um negócio dar certo, independente do seu tamanho. Neste sentido, as datas comemorativas desempenham um importante papel na estratégia inteligente de tornar o seu negócio mais competitivo.

Mas como planejar, organizar e decidir o que fazer para vender melhor nas datas comemorativas? É necessário pensar que os consumidores, geralmente, ficam mais dispostos a comprar determinados produtos e serviços nessas datas e a presentear outras pessoas. Tendo isso em mente, agora você pode:

  1. Definir o público-alvo

  2. Oferecer um mix de produtos, kits, combos ou como desejar chamar

  3. Definir ações promocionais

  4. Preparar a sua equipe

  5. Organizar as vendas

  6. Divulgar para atrair e conquistar clientes

Pensando nesses seis passos, agora é necessário atender às expectativas e necessidades do seu público-alvo; ter produtos e serviços que lhe trarão aumento de receita e que girem ou sejam contratados com maior frequência. Feito isso, que já é uma tarefa normal no dia a dia de um empreendedor, também é importante analisar campanhas já feitas, observar erros e acertos para um melhor aproveitamento, pensar em possíveis parcerias com fornecedores e outros estabelecimentos, além de observar as estratégias da sua concorrência.

Um exemplo de parceria muito comum nas redes sociais é o sorteio duplo. Como assim? Um sorteio feito por duas empresas de ramos próximos, ou em relação ao tipo de público-alvo ou setor de mercado, que usam o Instagram, por exemplo, para sortear ganhadores dos prêmios anunciados. O que podemos notar é que há um aumento da audiência, porque há interesse em participar, uma boa divulgação e uma excelente estratégia propulsora de conhecimento da marca (ainda que ela já seja conhecida.) E é claro, nada melhor do que aproveitar uma data comemorativa para despertar atenção do público.

Pensando para além das redes sociais, na loja física, você pode levantar algumas questões com a sua equipe de vendas. Como, por exemplo:

- Como organizar melhor a fachada e a vitrine?

- Como o visual da loja pode ser mais atrativo?

- Como expor melhor os produtos na loja?

- Como será a experiência do cliente nesse ambiente?

- Como preparar meus funcionários para oferecer um serviço de qualidade?

Colocar-se no lugar do seu cliente é a melhor forma de saber como ele se sente. Dessa forma, você proporciona uma melhor experiência para ele e o famoso “Quem não é visto não é lembrado” permanece na estratégia de alavancar as suas vendas com as datas comemorativas. Na hora de pensar no calendário, conte com a ajuda de quem pode orientá-lo de uma forma mais estratégica. Afinal, o nosso calendário tradicional já traz algumas datas sazonais, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Mas existem outras datas muito interessantes para diversos segmentos que são esquecidas ou pouco trabalhadas.

Quer saber mais sobre como tirar o máximo proveito das datas comemorativas para alavancar as suas vendas?

Conte com a Gestão de Redes Sociais: www.gestaoderedesociais.com ou, se preferir, entre em contato por telefone: (24) 2237-0107

 

Assine nossa newsletter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>