Comércio eletrônico no Brasil x Experiência do usuário

maxisite_27122018_blog

O comércio eletrônico cresce a cada ano no Brasil, equalizando fatores fundamentais para o seu bom funcionamento e sucesso: a preocupação com a experiência do usuário e a excelência dos processos operacionais de frete e entrega.

Com o consumidor cada vez mais conectado e engajado, é natural que ele prefira utilizar a web à loja física para pesquisar sobre os produtos e/ou serviços de seu interesse. É o que diz uma pesquisa do Google, que levantou um número gigante de usuários (96%) que pesquisam sobre o que desejam comprar antes de efetuar qualquer compra. Além disso, essa facilidade e rapidez, na hora de saber mais sobre o que ele deseja comprar, tem impacto direto na escolha da web como canal de compra. Isso mostra como o processo de compra começa muito antes da ida ao espaço físico, que às vezes é deixado de lado pelas inúmeras facilidades encontradas.

A jornada do cliente é multicanal, ou seja, não é mais uma jornada linear. – Leia também ZMOT: o momento zero da decisão de compra. Segundo uma pesquisa da Provokers, 96% das pessoas pesquisam online antes de decidir em qual loja física vão comprar; 95% pesquisam na web para escolher os produtos antes de comprar na loja física; 92% dos pesquisados gastam mais tempo pesquisando sobre uma marca ou produto online do que em uma loja física; 93% checam se podem fazer uma compra online para não precisarem ir à loja física; 87% checam online se o produto que querem comprar tem na loja física e 66% já compraram online e retiraram na loja física.

O aumento da confiança dos usuários, no que diz respeito ao comércio eletrônico, também levanta outro ponto importante: a experiência oferecida pelas lojas online. Segundo a Provokers, quando o consumidor tem uma experiência ruim: 43% dos usuários procuram por outra empresa e 41% deles dificilmente retornam ao site. A verdade é que quando o e-commerce possibilita que o cliente se sinta à vontade para a compra via internet, seu retorno para a realização de outras compras é certo. Por isso, no e-commerce o mais importante é oferecer um ambiente seguro que garanta a segurança dos dados dos clientes.

Com a utilização de estratégias certeiras, a sua empresa pode acompanhar de perto a jornada de consumo do seu usuário antes mesmo do fechamento da compra e, até mesmo, contribuir para a conversão. – Leia também Remarketing: como usá-lo a favor do seu negócio.

Outro aspecto que impulsiona o crescimento do comércio eletrônico é a necessidade de empreender. Muitas pessoas estão correndo atrás do próprio sonho, ampliando as possibilidades de negócio e investindo no que sabem fazer.

As novas relações de consumo e a necessidade de saber, conhecer e compreender a pessoa por trás das compras é outro ponto que merece atenção, já que contribui diretamente para que os usuários optem pelo comércio eletrônico. – Leia também People marketing: quem é a pessoa por trás das suas compras?

Agora que você entende um pouquinho mais da relação super importante entre comércio eletrônico e a experiência do usuário, você deve estar querendo saber como ter um e-commerce de sucesso e bombar o seu negócio!

É fácil, conheça melhor o nosso trabalho: www.maxisite.net | Quer saber mais? Fale com a nossa equipe!

Prefiro e-mail: comercial@maxisite.net

Prefiro fixo/whatsapp: (24) 2237-0107 ou (24) 98839-6811

Assine nossa newsletter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>