Sua Empresa Utiliza as Redes Sociais Corretamente?

redes sociais

Há algum tempo vem se instaurando nas redes sociais o humor. Afinal, quem não gosta de dar umas risadas? Ninguém entra no Facebook para ter informações institucionais. Não é mesmo?

Sim, para primeira pergunta. Não, para segunda informação. O Facebook, e outras redes, se tornaram o segundo site de uma empresa e pessoas vão até elas em busca de entender o que a marca tem a dizer sobre ela mesma e, muito importante, o que os outros tem a dizer sobre ela. E são poucos os que ainda entendem isso.

As marcas estão sabendo utilizar corretamente as redes sociais?

Ultimamente o que mais se tem visto são empresas que utilizam as redes exclusivamente para acompanhar modismo e fazer graça. Não somos contra o humor, muito pelo contrário, descontrair faz bem para alma. Mas… até que ponto isso é vantajoso para empresa?

As marcas são um todo e, desde sua criação, possuem seus valores. Os valores representam tudo aquilo que ela acredita e o que ela quer passar para seu público e para o mundo. E esse valor deve estar traduzido em todas as ações da marca. E é aí que entra a questão: as marcas estão sabendo utilizar as redes para expor seus valores e sua qualidade ou estão apenas mendigando likes?

As redes sociais tem um potencial enorme para atingir pessoas – milhões de pessoas que só fazem volume ou então as pessoas certas.

Quando é feita uma gestão que busca apenas números fica difícil ter uma página qualificada. Uma gestão deve ser um braço de apoio para aumentar as vendas, ampliar mercado e agregar valor à marca, se não isso, qual o sentido?

Um gráfico bonito cheio com números impressionantes aos olhos não é difícil de ser feito e, além disso, não representa nada. A grande dificuldade se encontra em conseguir passar o que a marca tem a dizer de forma relevante aos cliente e a ela. Conseguir atingir as pessoas certas e mais – passar a imagem certa.

São poucas as empresas que tem coragem de colocar a cara e mostrar: é isso que somos, é isso que fazemos e é isso que representamos. E são essas poucas que conseguem tirar resultado das redes. Porque elas não estão lá para ter um milhão de usuários não qualificados rindo de piadas que não são coerentes com seu negócio. Elas querem likes sim; e curtidas; e replys; e seguidores, mas elas procuram os mais qualificados, aqueles que realmente podem se converter em clientes.

Não significa que agora as redes só possam ter dados, números e informações sérias. É possível ser divertido, descolado, sem perder a história da marca e o contexto e essa é a parte difícil: não perder o rumo, não esquecer o branding. É possível fazer uma gestão de redes, com gráficos bonitos e conteúdo interessante tanto para pessoas quanto para o mercado.

Conheça nossos planos, acesse gestaoderedessociais.com

 

Assine nossa newsletter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>