Por que fazer pesquisa de mercado?

Um estudo conduzido pela CB Insights revelou que quase 42% das startups falham pelo mesmo motivo: a falta de uma necessidade de mercado para determinado produto. O que você pensa sobre isso?

A pesquisa de mercado é mais importante do que se pode imaginar, porque ela permite a compreensão do processo de compra do consumidor. Isso porque  ao pesquisar o que os consumidores estão procurando e o envolvimento deles com um determinado produto e/ou serviço, é possível desenvolver uma estratégia de marketing inteligente, ou seja, com base em dados e não somente em opiniões.

Seguindo a tese defendida pelo livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu, a pesquisa de mercado é essencial porque permite a observação da concorrência, ou seja, é uma excelente ferramenta para a melhoria de produtos e serviços da sua empresa. Além disso, você identifica onde o seu negócio se encaixa dentro da indústria global, aspecto fundamental para a consolidação da sua marca!

Os tipos de pesquisa

Primária | Secundária

A pesquisa de mercado primária  é um tipo de pesquisa realizada no início de um processo. Através dela,  é possível coletar informações sobre as vendas e a produção de marketing, por exemplo.

O segundo tipo de pesquisa de mercado é chamado secundária; utiliza sempre como base dados já existentes, fornecidos pelo IBOPE ou pelo IBGE, por exemplo.

Acesse o nosso site e conheça a Maxisite: www.maxisite.net

Assine nossa newsletter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>