Origem e significado de 15 grandes marcas

Um dos primeiros passos para abrir uma empresa é a escolha da designação que a mesma vai assumir. É uma escolha difícil, pois qualquer empreendedor ambiciona registrar uma marca cujo nome seja ao mesmo tempo significativo, suficientemente abstrato, e que fique na memória. Como inspiração, confira o significado e a origem dos nomes de 15 empresas bem conhecidas.


Lego

 

O nome surgiu a partir das palavras dinamarquesas “Leg Godt”, que significam “brincar bem”.

 

 

Volkswagen

 

Palavra alemã que significa “carro do povo”.

 

 

Skype

 

O nome original era “Sky-Peer-to-Peer", que mais tarde derivou para “Skyper” e finalmente para a sua forma atual “Skype”.

 

 

Sony

 

Derivação da palavra “Sonus” (que significa “som” em latim). “Sonny” é também uma palavra da gíria norte-americana que significa “jovem brilhante”.

 

 

Canon

 

O nome da primeira câmera fabricada pela empresa era “Kwanon” (o nome do ‘bodhisattva’ budista da misericórdia). Em 1935 a empresa mudou a sua designação para “Canon” por ser uma palavra mais universal.

 

 

 

Nike

 

Batizada assim em homenagem à deusa grega da vitória.

 

 

Intel

 

Abreviatura de “Integrated Eletronics”.

 

 

IKEA

 

Simplesmente as iniciais do nome do fundador da empresa (o sueco Ingvar Kamprad) e da cidade onde ele nasceu (Elmtaryd Aggunaryd).

 

 

Nintendo

 

A partir do nome original em Japonês Nintendou (“Nin” pode ser traduzido como “de confiança” e “Ten-Dou” significa “paraíso".

 

 

Ambar

 

A empresa portuguesa, fundada em 1939, adotou a designação “Ambar”, uma abreviatura do nome do seu fundador Américo Barbosa.

 

 

3M

 

O nome original era “Minnesota Mining and Manufactoring Company”. A designação “3M” foi adaptada mais tarde quando a empresa mudou o seu ramo de atividade.

 

 

Adidas

 

Mais uma abreviatura do nome do fundador. Neste caso: Adolf (conhecido pelo diminutivo ‘Adi’) Dassler.

 

 

Adobe

 

Batizada em homenagem ao Rio Adobe (Los Altos, Califórnia), que se situa perto da casa do co-fundador da empresa John Warnock.

 

 

Audi

 

Tradução para latim do nome do fundador August Horch. O nome “Horch” pertencia já a uma outra empresa do mesmo proprietário (que também fabricava automóveis). Os quatro anéis do logotipo representam a fusão posterior de Audi com outras 3 companhias (a DKW, a Horch e a Wanderer).

 

 

Ebay

 

Originalmente o site pertencia à Echo BayTechnology Group. Quando os fundadores da empresa descobriram que o domínio echobay.com já tinha sido atribuído a uma empresa de exploração de minério (a Echo Bay Mines) decidiram encurtar o nome para ebay.com.

 

Via: O que vem a rede

Assine nossa newsletter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>