Marketing de Oportunidade: os Melhore Exemplos

McxBk (1)

Você já ouviu falar de Marketing de Oportunidade? O Marketing de oportunidade nada mais é do que aproveitar o momento para aumentar o buzz da sua empresa ou marca.

Algumas marcas são mestres tirar proveito do momento para se promover e, quando bem feito, os resultados são estrondosos. Uma chuva de compartilhamentos e likes aguardam aqueles que alimentam o público com criatividade.

Vamos ver alguns exemplos de marcas que souberam aproveitar o momento?

Não podemos deixar de falar do mais recente caso que está dando o que falar: Burguer King X Mc Donald’s. Mas quem se deu bem nessa história foi a fast food brasileira Giraffas.

Para quem não conhece a história, o Burguer King fez uma carta aberta nas redes sociais ao Mc Donald’s propondo uma trégua em homenagem ao Dia Mundial da Paz. A ideia era fazer uma edição especial que unisse os dois hamburgers mais famosos do mundo – Whooper e Big Mac. Mas o Mc Donald’s não gostou muito da exposição nas redes sociais e, também aberto a todos, deu uma resposta ríspida que cortou de vez a alegria daqueles que já sonhavam com o McWhooper. A conversa foi encerrada com “Da próxima vez, um simples telefonema seria o suficiente”.

Muitas pessoas tomaram as dores do Burguer King e crucificaram o Mc Donald’s pela atitude. Mas enquanto muitos julgavam a empresa a rede Giraffas soube aproveitar o momento e lançou em suas redes:

Giraffas.png

O post foi louvado por todos, ganhou diversos likes, compartilhamentos e novos seguidores. A repercussão foi tanta que o Burguer King entrou na brincadeira e fará parceria com a empresa. Não sabemos se esse era o objetivo inicial do post, mas uma coisa é certa: isso serve para provar como as redes sociais tem poder hoje.

Vamos a mais alguns exemplos?

Enquanto o mundo esperava pela fumaça branca e a famosa frase “Habemus Papa” a marca de cervejas Crystal aproveitou a escolha do novo Papa para uma ação de marketing:

habemus gelada.jpg

O dia 1º de abril é um clássico, as marcas sempre estão procurando tiradas inteligentes para esse dia. A marca de preservativos Prudence conseguiu.

prudence-1.jpg

 

Copa do Mundo 2014, em poucas palavras e uma imagem a Coca-Cola traduziu o sentimento de milhares de brasileiros.

coca1.jpg

 

A Philipis não perdeu tempo: logo após a divulgação do logo da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, a Philips a agradeceu a semelhança com um de seus produtos.

“Valeu Rússia, obrigada pela homenagem. ;)”

philips-2.jpg

Quando o esperado Iphone 6 foi lançado e surgiram os primeiros comentários de que o aparelho entortava a Heineken se aproveitou do momento e lançou um post que se tornou um clássico de Marketing de Oportunidade.

“Não se chateie… Acontece conosco o tempo todo”.

 

heineken.png

 

A marca de biscoito Oreo também foi eficiente em aproveitar o momento e mostrar seu apoio à causa.

post-rede-social-01.jpg

 

O Marketing de oportunidade é uma das grandes vantagens do Marketing Digital, a instantaneidade permite que as marcas se aproveitem de situações no momento certo. O potencial das redes sociais é imenso, dos profissionais de Social Media se exige apenas a criatividade – o público faz o resto.

gestaoderedessociais.com

Assine nossa newsletter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>