7 Motivos Pelos Quais Empreendedores Temem Ideias Inovadoras

ideias_inovadoras

Muitos empreendedores comandam empresas com uma gama de funcionários que vivem com a cabeça lotada de ideias inovadoras, mas muitas vezes, essas não são colocadas em práticas, ou nem ao menos ouvidas. Uma boa ideia pode vir de qualquer pessoa, a qualquer momento e acrescentar muito a um negócio.

Veja abaixo, alguns sintomas que empresários podem sofrer, e por isso não promoverem a inovação:

 

Acreditar que inovar é algo muito custoso

Inovação não precise ser, necessariamente, uma coisa complicada e que vai consumir tempo demasiado para transformar a ideia em algo concreto. Realmente criar um sistema que consiga identificar e desenvolver ideias inovadoras pode levar um pouco de tempo, mas o retorno pode ser muito grande. Assim que você e sua equipe conseguirem desvendar o processo de como conseguir um retorno sobre o investimento feito, ter ideias e gerar soluções criativas vai se tornar um hábito diário do seu negócio.

 

Achar que a empresa não é grande ou forte o suficiente

Ficar esperando que o negócio atinja determinadas proporções é um erro bastante comum. Negócios de pequeno porte também podem inovar, e muitas vezes fazem isso até mais rápido. Essa velocidade e flexibilidade permite que pequenas empresas consigam colocar novos produtos no mercado e rapidamente tornarem-se líder no setor.

 

Acreditar que inovação não é relevante para sua indústria

Achar que não dependem de inovação. Muitas pessoas acreditam que inovação só é necessário para empresas que lidam com tecnologia, por exemplo. Mas isso é um erro. Qualquer empresa, de qualquer setor pode se beneficiar de ideias inovadoras e conquistar uma posição melhor no mercado. Crie o seu próprio mecanismo para dar suporte a ideias inovadoras, e de um salto a frente de seus concorrentes.

 

Não dar voz a toda equipe

Toda e qualquer pessoa que trabalhe na sua empresa teve experiências únicas e enxerga o negócio de uma perspectiva diferente. No entanto, alguns donos de empresas limitam as ideias inovadoras a um pequeno grupo de pessoas, diretores de criação ou fundadores, por exemplo. Apesar dessas pessoas serem valiosas, não dar ouvidos a todos pode fazer com que algumas boas ideias nunca sejam apresentadas e aproveitadas.

Pessoas que não trabalham na área de criação e produção tem a vantagem de não se limitarem com a forma que as coisas devem ser feitas, sempre. Ao invés disso, eles olham problemas e pensam em solução livremente, de uma perspectiva diferente.

 

Não criar um sistema para identificar boas ideias

Identifique problemas, necessidades e lacunas no mercado, e deixe que sua equipe de ideias que solucionem essas questões. Deixe essas atividades agendadas para que novas ideias se tornem uma tarefa contínua.

 

Não avaliar as ideias antes de tomar uma decisão

Identificar novas ideias é uma atividade importante. Mas, você deve avaliar cada uma dessas ideias e tomar medidas para que as melhores sejam implementadas a fim de fazer seu negócio crescer. Ao avaliar as ideias monte um time com pessoas de diversas áreas, que podem avalia-las com perspectivas diferentes. Criar literalmente um time de avaliação pode ser útil, inclua alguém de comercial, atendimento, desenvolvimento do produto, marketing, etc. Essa diversidade vai te ajudar a identificar quais são as ideias mais valiosas.

 

Não celebrar a inovação

Inovação não deve ser uma coisa entediante. Se você nunca trabalhou em uma empresa que valorizasse inovação, talvez, você tenha um pé atrás com a palavra criatividade, e não perceba que ela pode ser divertida. O quão mais você celebrar a criatividade mais inovadora sua empresa vai se tornar. Premie aqueles que tem pensamentos criativos, aqueles que expõe ideais que vão ajudar o negócio a crescer. Marque com sua equipe concursos de inovação, brainstorming, sessões e outras atividades que incentivam o pensamento inovador de toda a sua equipe. A empresa de publicidade DM9, no início desse ano, promoveu um concurso entre os integrantes da equipe com prêmios em dinheiro para aqueles que encontrassem soluções criativas para combater a crise hídrica do país. A competição movimentou a empresa e deu espaço para uma enxurrada de ideias que viraram notícia em todo o país. Entre as ideias premiadas, está uma campanha para que os homens parem de se barbear e uma lista de músicas curtas para se cantar no chuveiro e diminuir o tempo de banho.

 

http://maxisite.net/empresa Soluções inovadoras para você e sua empresa.

Fonte: http://entm.ag/1w5fJB5

Assine nossa newsletter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>